Quando decidimos abrir um negócio temos em mente vários objectivos a alcançar, queremos segurança financeira para nós próprios, para nossos filhos, familiares, queremos ser reconhecidos, queremos expandir o negócio e deixar a nossa marca no mundo.
Mas, o mais importante é transformar os objectivos em metas e estas em realizações.
Tratando-se de expansão de uma empresa, é perfeitamente natural que se pense, o negócio está consolidado e é hora de crescer, no entanto, é perfeitamente natural que ainda não seja o momento, por essa razão, apresentamos a seguir dicas a considerar antes de tomar a decisão de expandir o seu negócio e o momento certo para fazê-lo.
A expansão dos negócios de uma empresa pode ser definida como um conjunto de decisões estratégicas que têm o objectivo de diversificar e alargar os negócios de uma organização, ao invés de manter o foco somente na parte operacional da mesma. Podendo ser por meio da abertura de outra unidade (loja, escritório, clínica, restaurante), uma franquia, presença na Internet.
O que considerar antes de tomar a decisão de expandir?
Primeiro: toda tomada de decisão deve ser no sentido de gerar resultado positivo.
Se tem uma empresa em determinado lugar que consegue gerar receita, é porque há factores que contribuem para o sucesso desse empreendimento: o mix de produtos, a comunicação, a cultura, os funcionários, o ambiente favorável do sector em que actua e o ambiente geral da economia.
Expandir o negócio para outro lugar por exemplo, significa explorar outro mercado, nesse contexto há que avaliar os 4P´s (Produto, Preço, Praça, Promoção) para montar sua estratégia de negócio, porque essa segunda localização do negócio pode não compartilhar das mesmas estratégias da primeira, simplesmente pela diferença do mercado.
Segundo: é importante criar reservas estratégicas de modo a poder manter a empresa nos períodos de crise. A empresa sobrevive de ciclos, há momentos em que dá lucro e outros em que dá prejuízo.
Qual é o momento certo para expandir?
Apresentamos alguns indicadores que devem ser observados.
Indicadores externos
1. A lealdade dos clientes: este aspecto pode ser medido por meio de uma base sólida de clientes frequentes. Quando os clientes vão ao encontro da empresa em vez da empresa procura-los, ou seja quando há uma demanda que justifique uma oferta maior;
2. Os pedidos de crescimento: quando os clientes comentam com frequência que deveria abrir uma sucursal ou actuar em outras localidades, ou quando toma conhecimento de que há clientes que percorrem longas distâncias para adquirir um produto ou serviço da sua empresa;
3. O lucro dos últimos três anos: o facto de a sua empresa registar lucro recente não é suficiente para justificar uma expansão, no entanto, um lucro contínuo e estável nos últimos três anos é sinal evidente de que os negócios vão bem e de que podem ser ampliados;
4. O crescimento do seu ramo de actuação: se sua empresa actua em um sector que esteja em crescimento, é muito provável que ela também cresça;
Necessidade de produtos e serviços adicionais ou complementares: se as vendas vão bem, talvez seja uma boa hora para diversificar a linha de produtos ou serviços que sua empresa oferece, para atender seus clientes de forma mais abrangente.
Indicadores internos
Uma equipe afinada e motivada: reflicta se a sua equipe está preparada para realizar o trabalho adicional que levará à expansão, se são pró-activos, capazes de assumir responsabilidades acrescidas;
As finanças em ordem: expandir as operações custa dinheiro, é preciso que tenha as finanças da sua empresa sob total controlo e tenha em mente também que o lucro relativo à expansão poderá demorar, ou seja será preciso garantir os fundos para conduzir sua empresa até que isso aconteça;
A quantidade de trabalho: com alguma frequência não é possível atender novos clientes? A equipe trabalha intensamente por longas horas por dia? Assumindo que esses aspectos não sejam causados por má gestão de tempo.
Conclusão
Se constatou vários desses indicadores, é muito provável que esteja mesmo na hora de expandir o seu negócio, resta-lhe apenas descobrir se a expansão é realmente viável.
Expandir um negócio pode ser desafiador, mas também pode ser incrivelmente recompensador. Contar com uma consultoria como ACGEST pode ajudar a identificar novas oportunidades de crescimento, minimizar riscos e maximizar lucros.
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